segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Alemanha muito além do cidadão Adolf Hitler

O Estado alemão, principalmente a cidade de Munique, é um exemplo em várias áreas, sobretudo na arte de fazer o lixo tornar-se desenvolvimento para o país. Lá, 60% dos dejetos viram fonte de renda e energia. Esse processo vem sendo adotado pelos demais Estados da União Européia.

Os cidadãos, intermediados pelo Estado, separam o lixo doméstico e vêem o lixo tornar-se luxo nas usinas de reciclagem. Cada família gasta 700 reais anuais com o serviço. Entretanto, o dinheiro investido gera benefícios diretos à população nas áreas de saúde, educação e saneamento. Logo, a qualidade de vida dos alemães é melhorada pela consciência ambiental da população mista às formas de cuidar do lixo, provenientes do Estado.

Falta ao Brasil mimetizar boas idéias e não apenas a cultura de massa das grandes potências.

Jean-Paul Sartre dizia, nas suas discussões sobre a existência humana, que "o homem não é o que tem, mas a totalidade do que não tem, do que poderia ter". À ótica sartreana, justificada pelos anseios do homem, poderíamos nos encher com um ímpeto salvador e anti-anti-semita, pois o mundo é o habitat de todos os seres humanos e não-somente de nações distintas.

Conscientizar a sociedade é dever do Estado. No entanto, agir é dever do cidadão. Se pensármos no "espaço para o todo" seríamos uma sociedade "unificada" e postergaríamos diversos cataclismos modernos.

Hitler, que teve uma vida controversa, deixou a herança de um Estado unificado aos alemães. Diferentemente dos tiranos latino-americanos, como Simón Bolívar, que somente criaram países desorganizados e sem compromisso com suas próprias necessidades. Com seu passado atroz, e talvez condenável, a Alemanha trabalhou, indiretamente, em prol do mundo. Enquanto nós a famigeramos e, paulatinamente, destruímos vidas (humanas e não-humanas) muito além do holocausto.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Saiba mais:

Um comentário:

Anônimo disse...

aabvsmto bom o texto, adorei o final na comparação do hitler com o Bolivar... esse é uma realidade dura, porem tem q ser aceita, ideiais proximos, porem visivelmente mal conduzidos.. ;)