domingo, 1 de junho de 2008

E as pesquisas com células-tronco embrionárias? A vida saiu vitoriosa!

O ex-procurador da República Claudio Fonteles (à esq.), que entrou com ação de inconstitucionalidade contra o artigo da Lei de Biossegurança que libera as pesquisas de células-tronco embrionárias, e Menezes Direito (à dir.), ministro do STF que pediu vistas ao processo, adiando por tempo indeterminado a decisão do STF sobre as pesquisas com células-tronco. Os dois juristas estão ligados à Igreja Católica, que é contra a liberação de embriões para pesquisa.

Foto e texto da foto> Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco6.htm>. Acesso em: 1 de junho de 2008.

Na última quinta-feira, 29, ocorreu no Supremo Tribunal Federal o tão esperado pleito concernente às pesquisas com células-tronco embrionárias. A pauta, que estava sendo votada em março deste ano, foi adiada por tempo indeterminado após o pedido de vista da ação que pediu a inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, católico fervoroso. A votação tornou-se um imbróglio entre o ceticismo ortodoxo da Igreja Católica pelas vozes dos bispos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a pressão da indústria de biotecnologia, de olho nos benefícios econômicos embutidos na decisão.

Os argumentos contrários às pesquisas não podem ser senão uma conduta hipócrita de católicos limitados que não vêem o quão importante é o desenvolvimento da biotecnologia para a humanidade. A contraponto, os argumentos favoráveis também são demasiado egoístas e limitados, visto que a indústria da biotecnologia visa tão-somente o lucro que poderão ter com as patentes de medicamentos desenvolvidos a partir das pesquisas. Portanto, esse cabo-de-guerra não passa de uma tolice para burguês ver e que a imprensa adora fantasiar e enfatizar.

Acredito que a decisão de um pleito de tamanha mensura para o desenvolvimento humano não poderia ser tomada, somente, por uma dúzia de “homens da lei”. Entretanto, o que realmente importa são as vidas que serão melhoradas e/ou curadas com essas pesquisas _questão que a grande imprensa pouco trata. Contudo, pela primeira vez na história do STF uma audiência pública foi convocada para discutir um processo, fato que não deixa de ser relevante.

O pesquisador em ufologia Edson Milton Ribeiro Paes, publicou em artigo para o Jornal de Debates (Em Saiba Mais está o link do artigo na íntegra), um trecho interessante que, segundo ele, foi lido em um anuário de Medicina: [...]Pois já se chegou a conclusão que a evolução das pesquisas levará o ser humano bem perto do começo da vida, trazendo assim uma discussão sobre a origem do homem na terra, possibilitando a cura, o ser humano se tornará quase eterno, portanto a humanidade que tem em sua formatação uma idade cronológica por volta de setenta anos, teria que reprogramar totalmente seus conceitos e se preparar para viver pelo menos o dobro.[...]

As células-tronco embrionárias poderão ser as curas para doenças como os traumas da medula espinhal, onde o objetivo mais imediato é reparar ou reconstituir o tecido afetado pela doença.

Alheio a interesses econômicos da indústria da biotecnologia e à demagogia sentimental da CNBB, quem ganhou por seis votos a cinco no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira foram centenas de vidas que, com um trabalho eficiente dos pesquisadores, poderão ganhar novamente a alegria e o estímulo para viver.

Posso parecer áspero, mas quando pensei a respeito dos argumentos católicos para a inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, permutei a música “Burguesia” de Cazuza: ”Enquanto houver burguesia não vai haver poesia”, em “Enquanto houver religião não vai haver evolução”, ao menos no âmbito da vida, porque no âmbito econômico a Igreja Católica mostra-se bastante evoluída. Peço desculpa aos religiosos pela minha sinceridade. Sobretudo, rogo para que reflitam e acreditem na vida viva e não na vida morta.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Saiba mais:

http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?cnt_id=15&art_id=12451

14 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do modo que trataste o assunto e concordo contigo. Ao menos vi uma reportagem sobre o assunto, na qual pesquisadores e geneticistas da USP falavam sobre a aprovação. Realmente o que importa são as vidas que poderão ser salvas e melhoradas com isso. Lembrei-me de um artigo que li sobre esse assunto, extremamente interessante... Segunda te entrego...

Mais uma vez, gostei do modo como escreves...

Pequena disse...

Incrível como aos poucos algumas poucas de suas palavras tão bem colocadas me dão o prazer de uma boa leitura. Seu blog tem mesmo a sua cara João, algumas coisas sobre as quais eu nunca tinha pensado antes, como um dom, você colococa as claras, assim, lindamente.
Parabéns.!

João Gabriel Rodrigues disse...

Ananda: Traga sim! Terei prazer em lê-lo! Obrigado pelo elogio.

Daniele: Obrigado pelo elogio.

Anônimo disse...

Joãããooo !!
Acho incrível esse seu jeito de trasmitir uma informação tão complicada de maneira tão esclarecedora ....(mas ainda tenho umas palavras q não sei o q significam! depois te pergunto no msn !)
Minha opinião como (aspirante a) biológa é como a sua,sem tirar, porém queria acrescentar que realmente as pesquisas voltadas parar células -tronco são muito influenciadas e financiadas por empresas interessadas.Por isso, acho que vai demorar um bom tempo para que consigamos que a população receba este tipo de tratamento ...Um tratamento tão complexo como esse envolve também a questão tão discutida hoje em dia :''Não seria melhor, ao invés de tentarmos curar uma pequena parcela da elite com embriões que um dia poderiam ser futuros defensores da pátria e pesquisadores importantes, investir em outras alternativas de tentar prevenir,ou até mesmo curar com um custo mais baixo,portanto mais acessivel ,sem precisar envolver outras vidas ?"
Condiçoes para isso nós temos sim ...Porém..sempre quem tá pesquisando visa o lucro ....=/

João Gabriel Rodrigues disse...

Perfeita colocação. Bem fundamentada. Mas ainda acredito que essa idéia de beneficiar a elite é besteira. Pois com o tempo, os preços dos medicamentos oriundos das pesquisas tendem a cair gradativamente. Portanto, não vejo empecilnho em relação a isso. Acho que esses embriões serão mais benéficos para os seres viventes. Visto que, como dizem alguns pesquisadores, as pesquisas e os medicamentos desenvolvidos através delas, farão os seres humanos duplicarem sua expectativa de vida (a longo-prazo, claro!). Logo, quanto mais sendo for investido nas pesquisas, mais cedo poderemos desfrutar dos benefícios proporcionados por elas a custos mais baixo ao passar dos anos. O instinto humano é sobreviver, viver o dobro das expectativas atuais seria bem-vindo a todos. Quem sabe nossos filhos e/ou netos poderão viver 120 anos ou mais.

Um beijo,

João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Chamberlens disse...

Olá
O Prof Pedro Courbasier passou a todos o link do seu blog dizendo que era muito bom e blah! blah! blah! e tal.
Nem que eu quisesse eu comentaria o seu blog. primeiro por que não importa o seu estilo, o layout e sim sua opinião e as suas ideias, coisas que eu acho, são as mesmas coisas! e tammbém por que o nosso professor já citado me deu nota 4,5 na primeira prova dele!!!

.....

concordo com vc quando diz que que os argumentos e formas de analise desse tipo de coisa estão errados.
questôes religiosas e economicas devem ser desconsideradas pelo STF.
A questão da biosegurança é de grande importaãncia e periculosidade, não pode nem será liberada assim de qquer maneira.
Nãpo concordo com a sua critica a catolicos e a industria farmaceutica e seus interesses.
Acho que não é possivel misturar a esfera legal com a religiosa e a civil.

O comentário do ufolo é muito interessante(leia o penultimo capitulo de Universo numa casca de noz - Stephen Hawking )com exceção é claro da ideia de que o hoe será quase eterno, absurdo.
Só faltou vc falar sobre o s riscos da liberação de tais pesquisas!
não se pode esquecer das pessoas mal intencionadas, sem contar o risco que é tal pesquisa. Sabemos muito pouco sobre. Os resulatdos devem ser estudados com muita calma.
Não é liberando as pesquisas agora que no final do ano teremos tetraplegicos jogando futebol!

João Gabriel Rodrigues disse...

Ó! O professor Pedro! Fico muito feliz de ouvir essas palavras vindas de uma pessoa que eu admiro muito, como o professor Pedro! Creio que decisões desse caráter devem ser tomadas com sutileza e visando benefícios à maioria da população. Visto que, centenas de pessoas poderão ser beneficiadas, acredito que a melhor coisa seja mesmo incentivar as pesquisas o quanto antes, inclusive com iniciativas do Governo Federal. Absolutamente, a biossegurança é imprescindível. Mas acredito que não haverá problemas em relação a isso, pois os pesquisadores prezam muito pelos conceitos de Vida e Segurança, diferentemente das indústrias em si. Em relação às críticas aos dogmas religiosos, admito o ceticismo em meus valores. Porém, é uma forma de dizer que algo está errado nos preceitos religiosos, nesses conceitos de vida e morte, nessa manipulação fundamentada em verdades reveladas que não têm relevado o homem. E sim o poder da Igreja Católica sobre os homens. À indústria da biotecnologia, até entendo _embora não compreendo _essa ânsia por interesses econômicos no mundo selvagem de hoje. Porém, desenfreada, ela deixam-os desinteressados em praticar suas ações fundamentais: inovar e beneficiar a vida _de forma coerente e segura, claro! Acho que é possível um padre ou um bispo enxergar a razão em momentos que se faça necessário. Conheci um padre da igreja católica, que já é falecido, que era um poço de virtude. Tenho certeza que ele seria a favor das pesquisas, ele zelava pelo ser humano. E os benefícios das pesquisas não serão a curto-prazo _bato mais uma vez na tecla que esse é mais um motivo para as pesquisas serem incentivadas o quanto antes. É claro que existe todo um processo. Não é do dia pra noite que se obtém um resultado de caráter tão minucioso. E não vejo nada de absurdo no comentário do ufólogo sobre a eternidade do homem. Afinal, já somos eternos há milhões de anos. Todavia, o ser em si (ego) será eterno quando enxergarmos a importância de preservar nosso habitat e desenvolvermos formas de melhorar nossa qualidade de vida. O homem destrói suas próprias fontes de oxigênio. O que se esperar de homens assim? Tetraplégicos jogando futebol eu não sei. Mas tetraplégicos levando uma vida mais profícua da que vivem hoje é fato consumado, que o futuro comprovará. Arrisco dizer que, se ainda vivo, Jesus Cristo, com seu grandioso espírito, seria a favor das pesquisas.

Obrigado pelo comentário, excelentes pontos-de-vista. Continue comentando.

Embora não saiba seu nome, um abraço, guarda-lentes.

João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Chamberlens disse...

Acho dificil haver um pesquisador com tempo e dinheiro para comandar uma pesquisa como essa.
mais dificik ainda se ele não quiser ter lucrs ocm isso!!!
Pesquisas como essas são uito caras e demoradas.
empresas privadas visam o lucro e só pesquisarão aquilo que gerar lucro. aquestão social fica em um plano bem mais baixo!!!

Uma solução para isso são os centros universitarios(unicamp, Usp,Unifesp) se encarregarem desas pesquisas e depois de desenvolvidas, tambem vender, gerando lucro e autosuficiencia da universidade.
Vender, é claro pra outros paises, Assim bancando so custos de mais pesquisas.
Perfeito!

Pesquisas d ebiotecnologia devem ser reguladas pelo Governo. o potencial é muito grande assi como o risco.
Pesquisa universitária. esse é o caminho!

Religião não se discute.
ela tem elementos que não podem ser entendidos fora dela. Por isso ela não deveria se entrometer em asssuntos terrenos.

João Gabriel Rodrigues disse...

O problema não é o lucro! O problema é quando só se pensa nele. Postergando o verdadeiro intuito das pesquisas: A VIDA!

O desenvolvimento das pesquisas nas univerdades são a chave para um menor custo. De quebra, é bom para os alunos que irão desenvolver seus projetos com apoio governamental e/ou privado das universidades.

Pesquisa universitária é, talvez, o melhor caminho!

Só a religião e seus devotos se entendem com "verdades" não comprovadas. Embora, precisassem entender os conflitos mundanos com uma visão mais social e não somente à ótica do mundinho dogmático deles.

Um abraço,

João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Anônimo disse...

1999) "A Organização das Nações Unidas declarou que o nosso planeta atingiu a marca dos 6 bilhões de habitantes! A ONU escolheu uma criança para simbolizar o evento! Houve euforia, uma verdadeira festa".

Não acho este um motivo para comemoração, qnto menos para intusiasmo, pois geralmente qndo se alcança algo novo logo o ve como sendo algo bom, mas nem tudo é motivo para comemoração, ao se ver o lado bom não se abre os olhos para o ruim, enquanto se criam soluções para vida, se esquece q ela é algo natural, logo deviria terminar de forma natural...não quero defender nenhum ponto de vista, simplemente faço aqui um alerta a cegueira humana qnto aos diversos lados de uma mesma história, infelizmente geramos soluções desenvolvendo problemas que ficam inerente até q se mostram presentes, dai começamos novamente a criar novas soluções para esses mesmos problemas criados por nós...
Um dos maiores problemas de encontramos soluções para prolongar a vida, é depois termos de encontrar soluções para impedir a super-povoação humana que ja atingem niveis absurdos dos quais nem preciso constatar aqui para provar que existem...

Por tanto ao refletir sobre uma solução pense tbm no problema que essa mesma pode causar.

Meu parecer sobre o comentario feito de forma pouco sutil em relação a religião é que nem tudo que à envolve é problemático ou ant-evolutivo, algumas entidades nem mesmos se mostram debater ou contradizer certos fatos humanos ou cientificos. Não concordo de forma alguma com a influencia politica dessas mesmas entidades, creio q não deveriam ter nenhuma, a religião é algo que a pessoa tem ou não o direito de escolher, é algo q deve influenciar somente na vida daquele q a escolha por ter optado por este mesmo caminho...de qualquer forma isso é algo que vai alem de um breve comentario.

Deixo aqui algo pra se pensar...Reflitam sobre as varias possibilidades de uma mesma escolha ou descoberta, vejam e revejam até que seja claro e unico o positivismo e não o infarme dessa mesma.

errei de topico e comentei no errado, por favor exclua os dois iguais a esse que se encontram no outro assunto!

Abraços

Anônimo disse...

Só pra constar...

Nações Unidas, 16 fev (EFE).- A população mundial já chega a 6,5 bilhões de habitantes e pode chegar a 9 bilhões em 2050, segundo um relatório da ONU divulgado hoje, quarta-feira.

3 meses atrás

João Gabriel Rodrigues disse...

Toda moeda tem duas faces. Por isso é necessário sempre temperar as coisas. É óbvio que esse aumento da expectativa de vida é uma expectativa, e a longo-prazo. Portanto, não podemos irrelevar o ciclo da vida. Porém, todos queremos uma vida com qualidade e não somente uma vida longa. A superpopulação mundial é um problema que requer uma ampla reflexão. Entretanto, em suma, creio que seja possível uma vida cíclica, com qualidade de vida e duradoura. Como? Pela simples cooperação. Se formos fraternos e soubermos dosar nossas vontades com o necessário, será menos difícil pensarmos na contenda entre aumento da população e aumento da expectativa de vida humana. Em relação à religião, acredito que, pelo seu poder em relação às pessoas (todas), seja imprescindível discuti-la e quiçá reformá-la. O poder da Igreja Católica, que foi mostrado com suas arguições e censuras com a Santa Inquisição, é colossal. A influência política dela em nossas vidas é deveras notável. O assunto é muito complexo. Sempre há contrapontos. Mesmo pela mixórdia de valores tão antagônicos.

E vale frisar que a vida sempre nos prepara insídias...

Um abraço, Felipe. Excelentes palavras...

João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Anônimo disse...

Bom dia!

Aproveitando o tema do post, para deixar um link!

http://www.bos.org.br/bos_novo/bos/
campanha.php

Cartão de doador de órgãos!
Inteiramente grátis! Entregue em sua casa sem nenhuma cobrança!

Lembrando que os órgãos/tecidos que podem ser doados são:

córnea, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e ossos! Além claro, da doação de medula óssea, esclera ocular, intestino, pele e valva cardíaca!

E eu não recebo pela divulgação hahaha

Anônimo disse...

Oi, João, tudo bem? Cheguei no seu blog porque fiz uma busca pra ver por onde o site ComoTudoFunciona vem sendo citado. Eu trabalho na Edelman, agência de relações públicas deles aqui no Brasil e sempre damos uma olhada pra ver onde eles vem sendo citados pela internet. Bem bacana ver o link deles por aqui complementando o seu post. Parabéns pelo blog. Um abraço, Clarissa