domingo, 7 de setembro de 2008

Sete de Setembro: A pobreza de um país rico.

Você acha que o Brasil é um país independente? O que seria um país independente? Teríamos motivos pra comemorar essa data com pompa e alegria? Essas perguntas foram feitas para cidadãos de diferentes níveis sociais e culturais em Alfenas, Minas Gerais.

Jorge Cândido dos Santos, 62 anos, pedreiro, disse que o Brasil é um país livre, independente e não há nenhum outro país no mundo mais independente que o Brasil. E concluiu dizendo que o único empecilho para o desenvolvimento do país seriam os políticos corruptos. Já o jovem Johnathan Pereira Meira, 20 anos, auxiliar de escritório e estudante, disse o contrário: “Não é independente, pois deu brecha para que outros países (principalmente os Estados Unidos) ditem as nossas leis.” Valquíria Teste, 27 anos, vendedora, disse que o Brasil é super dependente e que precisamos mudar muita coisa, principalmente na política.

Para Salvador Edmundo Guedes, 31 anos, artista plástico, também o Brasil é um país dependente. Na opinião de Salvador, em termos econômicos de auto-sustento, o Brasil é um país totalmente independente. Somos dependentes por que somos um país vendido. “Podemos muito bem plantar o que quisermos comer, pois o aço do mundo é nosso, as frutas do mundo são nossas, o cereal do mundo é nosso, somos o maior produtor de grãos da América Latina.”

A dona de casa Marisa Aparecida Cirino, 37 anos, disse que não há motivos para comemorarmos a independência do Brasil, pois "pagamos tantos impostos e não vemos nenhum retorno social e cultural para incentivar o futuro do país que são os jovens".

Concluímos, portanto, que a população está insatisfeita com a política implantada no país. Porém insatisfação não gera mudança. O pensamento e a ação moldam novas realidades práticas. Estamos sendo vendidos ao mercado importador. Os jovens estão desempregados. Não há incentivo para o desenvolvimento cultural e profissional. Não há infra-estrutura. A nossa política depende do que acontece lá fora para desenvolver idéias aqui dentro. Em época de eleição é a hora de buscar mudança, mas não votando em Malufs da vida. É a hora e a vez da excelência, de melhorias práticas. Se você não concorda com os fatos e não acha nenhum candidato bom o bastante, se candidate e ponha em prática seus ideais. A verdadeira política é o consenso e não o poder. É o diálogo e não a demagogia. É a ação e não a reação.

É impossível falar de país, nação, Estado, e até mesmo de História, sem envolver política. Entre os corriqueiros escândalos de corrupção no Governo Federal, o presidente do Senado, Sr. Renan Calheiros, criou empresas “fantasmas” e pagou-as em dinheiro não-declarado ao imposto de renda. O nosso Brasil está andando para trás (e os brasileiros já esqueceram?). E só nós podemos mudar esse quadro. Com muita luta, coragem e perseverança a razão social será igualitária além do “boca pra fora”.

Infelizmente, a resultante dos fatos é um país extremamente dependente e frágil em seus valores. E a linha tênue entre os lemas de nossa bandeira soam como uma ironia estúpida. É lastimável ver o país mais rico do mundo sofrer tanto com a pobreza (em todas suas faces), com a desordem e com o retrocesso. Não basta só comemorar uma data se não houver ação.

“Sete de Setembro
Data tão festiva
Mais uma piada
Dessa terra tão querida.”

Trecho da música "Sete de Setembro" da banda punk paulista Blind Pigs.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Foto: William Nunes de Campos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto do Brasil, porque nele há o brasileiro.
Parabéns Johnx, como sempre digo, você "manda muito bem".

Billo.

João Gabriel Rodrigues disse...

O Brasil é o melhor país do mundo. Disso eu tenho certeza. E os brasileiros são um excelente povo, mas é necessário um pouco mais de discernimento para ações concretas. Os brasileiros são inertes, acomodados. Todavia, eu sei que esse cenário vai mudar. A Revolução já está começando, espero estar vivo pra ver o desfecho gloriosos disso.

Um abraço, Billy!

P.S.: Excelente foto, como sempre. Obrigado por cedê-la ao meu humilde blog. Espero mais fotos do meu ídolo da fotografia.