sábado, 6 de setembro de 2008

Brasil: Das diferenças à eficiência

A partir do ano que vem, os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo terão aulas a respeito da diversidade sexual, com o intuito da respeitabilidade no convívio social.

[...]Por determinação da Secretaria de Estado da Educação, todos os professores deverão trabalhar com o tema, de forma interdisciplinar, em aulas a partir da 7ª série do Ensino Fundamental. O objetivo é difundir entre os alunos o respeito à orientação sexual, além de quebrar tabus e dúvidas dos estudantes sobre a sexualidade.

O projeto da secretaria, apesar de ser o primeiro a abordar o tema de forma que integre todas as 5,5 mil escolas da rede estadual de São Paulo, segue uma tendência já apontada pelo Ministério da Educação (MEC), que, desde 2005, mantém cursos de capacitação sobre o tema para professores, disponibilizando inclusive matérias para o trabalho nas escolas.[...]

Disponível em: <http://cafe-da-manha.blogspot.com/2008/08/sp-escolas-vo-abordar-diversidade.html> Acesso em: 6 de setembro 2008.

Em uma Sociedade diversificada, o convívio harmonioso entre diferenças é imprescindível para uma boa estruturação educacional e social. A escola é o primeiro contato fora do lar que as crianças têm. Portanto, é a hora de uma socialização saudável, onde o respeito deve nascer e se desenvolver para a formação de um adulto consciente das diferenças entre culturas, classes e até mesmo times de futebol.

O desenvolvimento intelectual de um cidadão, alicerçado no respeito, gera um mecanismo automático que o faz enxergar as boas condutas de cada indivíduo sem relevar credo, cor ou classe social. Criando, assim, uma espécie de "olho para ver coisas boas".

Deixando de julgar as pessoas através do pré-conceito, nossas relações serão muito mais sensatas. Ser punk ou gay não faz ninguém diferente de ninguém. O que determina as diferenças entre cidadãos é o caráter e suas condutas e não sua opção religiosa, musical ou sexual.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é louvável. Assim como o preconceito racial, a diversidade sexual é também um tabu que precisa ser quebrado para que possamos moldar um novo cenário para o Brasil que queremos (e precisamos): um Brasil eficiente, que cria seus cidadãos em berço esplêndido para garantir o penhor da igualdade.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo

2 comentários:

Vinny Cassiolato disse...

Meu realmente, ja é o primeiro passo para uma sociedade mais justa e igualitaria. Aos poucos o Brasil vai amadurencendo. Aos poucos, e bem lentamente.

Anônimo disse...

É uma boa acontecer isso.. Certos ' pré-conceitos' precisam ser quebradoos. :D