sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lágrima de Crocodilo

A expressão popular "derramar lágrimas de crocodilo" é usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento. Essa expressão surgiu de um fato real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, que faz com que os répteis lacrimejem.

Fisiologicamente, a lágrima é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura. Ela é pruduzida pelas glândulas lacrimais nas pálpebras superiores do olho humano e tem como função lubrificá-lo e limpá-lo.

Os atores sabem bem o que é "chorar na hora certa". Mas será que há hora certa para chorar? O senso comum diz que o choro alivia nossas dores. Será mesmo? A singularidade do ser humano derruba qualquer verdade pré-concebida, pois não há uma resposta objetiva que explique por que os seres humanos choram. Pode-se dizer que há uma predisposição maior por parte da espécie de expressar suas emoções, quaisquer que sejam. Segundo pesquisadores em evolução, a idéia de mostrarmos o que sentimos pode ser a base da nossa comunicação e organização social. O choro, geralmente ligado a sensações desagradáveis como dor, perda ou incômodo, seria um dos mecanismos de interação desenvolvido pelo homem e que foi se transformando com o passar do tempo e o desenvolvimento das culturas. Quando alguma emoção nos "leva às lágrimas", o sistema nervoso central ativa as glândulas lacrimais, que produzem mais líquido, o batimento cardíaco e a pressão sanguínea aumentam e a expressão facial muda completamente.O que seria necessário para o homem nesse contexto? Lacrimejar ou chorar?

Eis uma questão para reflexão. Talvez, nós, os seres humanos, sejamos tão evoluídos ao ponto de "abdicar do choro"(no sentido de "mais líquido produzido pelas glândulas lacrimais") e, consequentemente, extirpar nossas angústias (exteriores), fazendo da vida o nosso maior presente. Porém, é necessário "lacrimejar" (no sentido de "menos líquido produzido pelas glândulas lacrimais") para lubrificar e limpar o olho.Entre prescindível e imprescindível, o ser humano continua incognoscível...

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Lágrima

Quando penso
e penso em ti,
vem a lágrima,
lágrima teimosa,
por seres generosa,
uma pedra preciosa
a decorar o meu coração!

Quando penso
e penso em ti,
vem o sonho duma paixão,
sonhada, mas por viver!

Quando penso
e penso em ti,
vem a lágrima,
lágrima teimosa,
por ver
não estares ao pé de mim!

Apenas sonho
e vem a lágrima…

José Manuel Brazão

3 comentários:

Unknown disse...

Eu como atriz acho que posso dizer que não tem momento certo para se chorar, porque tanto fora ou no palco, vai muito das emoções que estamos sentindo...
Com uma mesma peça, mas em apresentações diferentes há cenas em que podemos um dia chorar ou outro não !
Depende do humor ou dos sentimentos, lembraças...
Cenas que remetem à lembranças tristes....
COM CERTEZA haverá choro !

Mas isso vai de cada um... Pelo menos eu sou assim...

Fora do palco eu sou a pessoa mais emotiva que pode haver nesse mundo... Choro assistind filme, bringando com alguém ou de felicidade...
Mas as légrimas sempre, sempre expressam o que sinto...
Assim como sorriso, riso, etc.

Anônimo disse...

Nem sempre o que expressa uma lagríma transparece de fato o que sente um coração.De fato a questão de chorarmos nem sempre conduz a realidade do sentimento,muitos choram pormenores disprezíveis,enquanto se levarmos em conta a veracidade de um sentimento pouparímos muitas das tais para causas ditamente nobres.

Rodrigo disse...

Olá João,
então cara, os canais lacrimais funcionam de modo regular a lubrificar e projeger os olhos sendo assim, creio que da mesma forma que acontece com os crocodilos, aconteça tb conosco de forma diferente. Se pensarmos que qdo encontramos alguém querido depois de mto tempo, nossas emoções se excedem, qdo assistimos algo comovente acontece a mesma coisa, com isso, como não temos controle sobre nossos órgãos, aquilo que os olhos veem o coração (o general) sente a dor ou delícia tamanha que não "encontra" outra coisa a fazer se não expulsar esse sentimento.

Falei??
Abraço cara, tá massa seu blog