domingo, 30 de novembro de 2008

Jornalismo 2.0: Uma miscelânea de informação.

Na última sexta-feira, 21, na Casa do Barão, em Itu, realizou-se o evento promovido pelo portal www.itu.com.br sobre Jornalismo 2.0.

Jornalismo 2.0 é uma nova forma de fazer Jornalismo. Usando as várias fontes e recursos da internet, a nova tendência é saber pescar informações na avalanche do mundo digital e, com jornalistas versáteis, usar todos os recursos que o “planeta zero e um” pode proporcionar ao Jornalismo.

Esse novo mundo traz consigo a rapidez da informação - sem processos densos e intrincados. Afinal, o público não tem a responsabilidade com a verdade que as grandes mídias têm. Portanto, qualquer cidadão pode testemunhar um fato ou ouvir um boato, gravar no celular e posteriormente publicar através de blogs, ORKUT, youtube e similares. Dessa nova realidade surgem novos horizontes que atravessam um mundo ainda desconhecido no universo da Comunicação.

Durante todo o dia, excelentes palestras estimularam novas idéias para moldar a Comunicação Social para os próximos anos. Profissionais que entendem do assunto pensaram como será o cenário da imprensa para um futuro já presente.

Pollyana Ferrari, jornalista e doutora em Comunicação Social pela USP, mostrou de forma clara e contundente as tendências dessa nova idiossincrasia jornalística. Ela investigou o jornalismo online 2.0 com sutileza e concisão para um público sedento por conhecimento.

Armênio Guedes, jornalista e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ex-secretário de Luis Carlos Prestes, falou sobre as austeras ditaduras vividas no Estado Novo e no Regime Militar. Olga Sodré, psicóloga clínica e doutora em filosofia pela Sorbonne (antiga Universidade de Paris, na França), esmiuçou a obra do historiador Nelson Werneck.

Além desses, também participaram do debate: Alan Dubner, Anicleide Zequini, Cadu Lemos, Camila Bertolazzi, Carlos Piazza, Deborah Dubner, Fabio Steinberg, José Marcio Mendonça, Manoel Fernandes, Marcelo Coutinho, Mylton Ottoni, Roberto Mayer e Rodrigo Tomba.

A nova realidade jornalística está se transformado rapidamente, assim como o fluxo das informações correntes no mundo digital. Cabe aos jornalistas perpetrarem pelas florestas fechadas desse oceano de informações para criarem uma nova forma de fazer Jornalismo. E, a partir disso, produzirem a engrenagem que transformará o mundo pelas vozes dos arautos da verdade.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Fotos: Adriane Cacielle de Souza.

9 comentários:

Alan Dubner disse...

Muito bom João, fico feliz de ver um estudante de jornalismo trilhando o caminho certo. Como disse o Rodrigo Azevedo (Portal Comunique-se) esse é o melhor momento para ser jornalista! Parabéns! Alan Dubner

Nanda disse...

Nossaaa... muito bom saber disso!!

Não sei se eu já mencionei, mas eu vou fazer jornalismo tb!
=)

Quem sabe um dia a gente não se esbarra por aí né?

*bjoO!
=]

Unknown disse...

seja por internet, televisão, celular, radio, papel impresso ou até mesmo num bate papo entre amigos o importante é a informação correta sobre tudo, e não essa informação manipulada q vemos todos os dias circular nos meiios de comunicação como modo de manipulação popular!

=)

Anônimo disse...

Oi João, tudo bem com você? =) Adorei seu blog, viu... você escreve realmente bem, parabéns! Fiquei até com vergonha do meu pobre diário online, que sinceramente parece mesmo um diário,... Por enquanto estou tentando voltar com as atualizações constantes, pra depois dar uma encrementada nos temas... Confesso que não tenho muito tempo pra discutir filosofia, economia, crises nem enchentes.... ahahha ;D Passa lá quando tiver um tempinho. Beeijoos, Jaqueline.P.S.: escrevi um texto sobre o Evento Jornalismo 2.0, mas com certeza de uma maneira bem diferente da sua.

Anônimo disse...

Oi João.. Ahh já tinha comentado no meu blog siim, mas fiqeui feliz por ter voltado lá. ;D ahh brigada, viu, vc já está lá, nos meus favoritos. volte sempre! =)
Beeijoos.

Anônimo disse...

Cara, realmente muito bom seu blog.

Sou primo do Wilson e ele me disse pra visitar seu blog. Mas vejo que você usa o Blogger, um ótimo servidor pra você começar. Mas tenho uma dica pra você: WordPress.

Sou desenvolvedor web e trabalho coom php e mysql, e este servidor tem bastante plugins que podem te ajudar a passar seu trabalho ainda melhor. O endereço é http://www.wordpress.com, mas se você quiser mesmo mais plugins você tem que contratar um serviço de hospedagem, no caso um gratuito como o 000webhost para hospedaro conteúdo mais profissional do WordPress.org. Caso precise de ajuda entre em meu portfolio e me deixe uma mensagem! www.matheuscassiano.net.

Anônimo disse...

Desculpe, só uma correção:

http://www.matheuscassiano.net23.net, o link tá certo!

Unknown disse...

O Calie de Opnião é o melhor site de jornalismo crítico que eu ja entrei. João, parabens cara ta muitu bom seu site, na moral. flw

Unknown disse...

É João Gabriel, seu potencial me surpreende cada vez mais...
Parabéns, maravilhoso