quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caricatura do Mundo Real.

Atualmente, os seres humanos produzem aproximadamente 400 milhões de toneladas de lixo por ano. No Brasil, cerca de 76% do lixo diário, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. Basta? Não. O brasileiro tem o péssimo hábito de jogar todo tipo de lixo no chão. Estas atitudes são claramente nocivas, mas, por serem regra, passam despercebidas e acabam se transformando em trechos triviais da agitação da vida moderna.

Nas grandes cidades, o risco de inundação é frequente. Em cidades menores, como Alfenas, embora não haja risco considerável, o lixo levado pela água das chuvas também entope os bueiros (também chamados de bocas de lobo), impedindo, assim, o escoamento da água. É curioso perceber que as mesmas pessoas que jogam o lixo no chão reclamam quando os carros passam pela água acumulada nesses bueiros entupidos e fazem aquela "cachoeira": molhando o corpo e dando um tapa na cara da alma. Encontra-se aí uma contradição de valores. Desconhecimento ou hipocrisia?

Estamos preparados para cobrar do Estado coerência com suas principais finalidades? Estamos preparados para o amadurecimento das nossas instituições? Não, pois continuamos arraigados nos valores mesquinhos e na mentalidade tacanha, que nos ajudam, na melhor das hipóteses, a entender somente o presente, sem, no entanto, compreendê-lo de fato. E o futuro?

Desse modo, sem olhar para o passado nem tampouco projetar um futuro salutar, o homem se torna ínfimo feito um pontinho no meio do nada, que engole, mas não consegue digerir, os simples gestos de consciência, que deveriam nascer arbitrariamente através de uma educação que realmente eduque, e não mais brinque de criar caricaturas hipócritas de um mundo que deveria ser real, mas é, na verdade, mais uma das tantas tolas superstições.

Por: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

Um comentário:

Clodoaldo Borges disse...

De fato as pessoas ainda não se concientizaram do lixo que elas se tornaram, somente se preocupam com a reciclagem da consciência fútil, que é pautada na preguiça e na não preocupação com a responsabilidade que é designada pra todos em prol de um bem comum.Os de consciência ainda não deturbada, apoiem, reciclem, primeramente a pessoa que sempre está ao seu lado, no seu convivio temporal, lembre-a de que você é alguém que poderá sofrer com a imprudência dela.