quinta-feira, 5 de março de 2009

A excelência que rompe fronteiras.

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, São Paulo, sempre foi representado pela excelência no ensino, trazendo alunos de outros estados e até de outros países. O ensino de qualidade fez da instituição ícone cultural no estado de São Paulo.

Apesar da falta de um programa para incentivar intercâmbios, o Conservatório se faz pela sua grande produção cultural. Em Julho de 2008, os alunos Isaura Mello (flauta) e Bruno Soares (trompete) foram selecionados para participarem da Orquestra do Festival de Bayreuth (cidade do norte da Baviera), um dos mais importantes festivais da Alemanha.

A administração do Conservatório tenta intensificar esses intercâmbios, porém não há divulgação para atrair estudantes de fora do país. A disputa de vagas entre estrangeiros e brasileiros natos é dada de igual para igual. Não há preferência senão o próprio mérito do concorrente ao ingresso na instituição. “A gente nunca impediu nenhum estrangeiro de vir, mas fazer uma ampla divulgação significaria diminuir as vagas dos nossos contribuintes”, disse o assessor artístico do Conservatório, Eric.

As vagas aos 29 cursos do Conservatório de Tatuí são sempre oferecidas no início de cada ano letivo. O candidato inscrito num curso em que o teste é facultativo realiza o teste caso tenha algum conhecimento musical e uma entrevista caso não tenha nenhum conhecimento musical.

A Orquestra de Metais “Lyra Tatuí” foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado de um evento a nível mundial. Apesar de não ter ligação direta com o Conservatório, a orquestra é mantida pelo maestro Adalto Soares, que é também professor em Tatuí.

Em Novembro passado, a maestrina Márcia Braga se apresentou com o grupo “Violões & cia”. Eles participaram, em Heidelberg (no noroeste do Baden-Württemberg), também na Alemanha, do Encontro Internacional de Jovens Violonistas.

A Alemanha que criou mestres da música erudita, como Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven, exporta talentos para estudar no Brasil mesmo sem incentivo por parte da instituição brasileira, mostrando a força do Conservatório de Tatuí. Sobretudo, além de mostrar os estudantes que vêm de fora, é importante mostrar os trabalhos de brasileiros que representam nosso país em diversos eventos além das fronteiras tupiniquins, como Juliano de Arruda Campos (flauta) e o maestro Dario Sotelo, que também se apresentarão no exterior.

Os intercâmbios têm como principal objetivo trocar informações, ou seja, internacionalizar o ensino, permutando idéias de diferentes culturas. Figurando entre as maiores escolas de ensino musical do país, o Conservatório de Tatuí busca, acima de tudo, que outros países conheçam a escola, ou seja, que conheçam o trabalho dos brasileiros, e não somente a formação dada aos alunos estrangeiros no Brasil.

No futuro, a escola pretende criar um programa de música brasileira para estrangeiros. A partir daí, portanto, incentivar estrangeiros para estudar no Brasil terá um sentido prático. O Conservatório contribuiu essencialmente para que Tatuí ganhasse o título de “Capital da Música”. Outro ponto fundamental para que o município ganhasse o invejado codinome foi a paixão de seu povo pela música. Tanto essa paixão quanto a excelência da maior escola de música da América Latina levaram à criação da lei estadual 12.544, que oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, em 30 de janeiro de 2007.

O Conservatório Dr. Carlos de Campos é aberto a todos, pois é uma instituição pública. Para quem quer ingressar no ramo da música, a excelência no ensino fica bem aqui: No Estado de São Paulo. Não é na Alemanha. Acredite: É logo ali, em Tatuí.

Entrevista e coleta de dados: Bruna Lagreca.

Texto: João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vejo o Cálice atualizado e venho logo conferir.

Anônimo disse...

Sempre aprendo alguma coisa lendo aqui.

Anônimo disse...

Texto enxuto, claro, informativo, jornalístico! Tenho prazer em ler os textos de João Gabriel!

Unknown disse...

obrigado ao lampião e maria bonita por mais esse mérito q o brasil conseguiu..!

Bruu disse...

O texto que vc me ajudou a fazer!Ficou ótimo né..mas acho que vc esqueceu do meu nome nele tbm João!!